Curitiba (PR) será o palco da maior competição esportiva escolar do Brasil, a partir da próxima sexta-feira, dia 2. Até o dia 11 de dezembro, mais de 3.600 jovens entre 15 e 17 anos se reunirão na cidade paranaense para a disputa da etapa nacional das Olimpíadas Escolares. Serão 12 modalidades esportivas (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez) em disputa, além de intensa programação educativa e cultural. Participarão desta fase escolas de 24 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e a cidade-sede, que terá uma delegação própria. Um total de 1129 escolas publicas e particulares estão inscritas no evento.
Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), as Olimpíadas Escolares reúnem milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional. Somente na edição de 2010, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias cada), mais de 8.600 participantes de mais de 2.300 instituições de ensino marcaram presença na Etapa Nacional. A última edição, em João Pessoa, em setembro de 2011, reuniu 3.500 jovens de 12 a 14 anos. "A valorização do esporte como ferramenta de transformação é o grande ideal desta competição, que traz consigo muito mais do que um simples evento esportivo. Os principais objetivos das Olimpíadas Escolares são estimular a prática esportiva nas escolas brasileiras, levar cidadania aos alunos participantes e revelar talentos para o esporte nacional", disse Edgar Hubner, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e diretor geral das Olimpíadas Escolares.
Para estimular o conhecimento e a aproximação com a prática esportiva e os Valores Olímpicos, as Olimpíadas Escolares promovem uma extensa programação nas cidades que recebem as etapas nacionais. É o Programa Educativo e Cultural, que preza pela mobilização dos estudantes e escolas em torno de ações lúdicas, criativas e informativas. Um dos pontos altos deste programa é a participação de atletas olímpicos já consagrados. Como Embaixadores das Olimpíadas Escolares, os atletas passam a experiência adquirida em vários anos de atividade no esporte internacional aos estudantes. Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares participam de uma série de atividades, como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação, atividades culturais, entre outras.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e Governo do Estado do Paraná.
fonte, aqui.